Lingua Portuguesa I
Código
0000308Créditos ECTS
6Objetivos
1. Reflectir sobre a realidade da língua portuguesa.
2. Conhecer aspectos específicos do funcionamento da língua.
3. Dominar os instrumentos de correcção linguística.
4. Aperfeiçoar a expressão escrita e oral.
Programa
1. Aspectos morfo-sintácticos da Gramática do Português
1.1. Frase e enunciado.
1.2. Funções sintácticas.
1.3. Processos de formação de frases complexas: coordenação e subordinação.
1.4. Aspectos morfológicos: questões de flexão nominal, adjectival e verbal.
2. Modalidades de comunicação e tipos de frase.
2.1. Caracterização prosódica, formal, semântica e pragmática dos diferentes tipos de frase:
- assertivas (ou declarativas).
- interrogativas.
- imperativas.
- exclamativas.
2.2. Variantes de cada tipo de frase:
- afirmativa-negativa.
- activa-passiva.
- enfática-neutra.
3. Discurso oral e discurso escrito
3.1. Mecanismos linguísticos e comunicacionais da estruturação do discurso oral.
3.2. Estruturação e funcionamento do discurso escrito.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas. À introdução de novos conteúdos seguir-se-á a aplicação de exercícios formais. A fim de proporcionar um contacto o mais diversificado possível com a língua materna, os conteúdos sobre o funcionamento da língua serão trabalhados com base em textos de diferentes tipos. A prática da escrita e da oralidade formais será também privilegiada.
Privilegiam-se as seguintes atividades de aprendizagem:
- 1. Exercícios de treino.
- 2. Fichas de trabalho sobre as questões respeitantes ao funcionamento da língua.
Avaliação:
- Avaliação contínua (assiduidade, intervenção oral nas aulas, fichas de trabalho) – 20% da nota.
- Avaliação periódica: duas provas escritas – 80% da avaliação final (40% cada prova).
Bibliografia
Bibliografia
DELGADO-MARTINS, M. R. e H. FERREIRA (2006). Português corrente. Lisboa: Editorial Caminho. FISKE, J. (2004). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Asa.
FUNK, M. Gabriela C. B. e LIMA, Paula (2004). Explicações de Português. Porto: Edições ASA.
REI, José Esteves (1994). A escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Universidade Fernando Pessoa. RODRIGUES, A. D. (2005). A partitura invisível. Para uma abordagem interactiva da linguagem, 2ª Ed. Lisboa: Edições Colibri.
Hiperligações http://www.portaldalinguaportuguesa.org/ http://dt.dgidc.min-edu.pt/ http://www.ciberduvidas.com/ http://portuguesemregra.blogspot.pt/ http://www.edtl.com.pt/
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %