Marketing e Relações Públicas
Código
0000365Créditos ECTS
3Objetivos
Pretende-se com esta disciplina desenvolver nos alunos o pensamento e a capacidade de planear no âmbito do Marketing e Relações Públicas, habilitando-os a integrarem-se e comunicarem no âmbito das organizações, bem como ao atendimento e contacto com os clientes
Programa
- Princípios de Marketing e Relações Públicas: relacionamento institucional; Redes de relacionamento e conexões interpessoas; Ferramentas de feedback e medição de reputação; Classificação de clientes; programas de Marketing de Relacionamento.
- Programas de Fidelidade. Definição, finalidade e breve história. Problemas práticos e boas práticas
- Planeamento para o Marketing de Relacionamento: Os 4Rs do planeamento; fatores críticos de sucesso4
- Implementação de programas de Marketing de Relacionamento
- Atendimento ao Público: fundamentos e prática
Métodos de Ensino
- Exposição dos conteúdos.
- Análise de documentos.
- Visita de estudos.
Avaliação:
- 2 Testes e trabalho.
Bibliografia
Bibliografia principal:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª edição,São Paulo, Atlas, 1998 Bibliografia adicional:
BOGMANN, Itzhak Meir. Marketing de Relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo, Nobel, 2000 BRETZKE, Miriam. Marketing de Relacionamento e Competição em Tempo Real. São Paulo: Atlas, 2000
CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial. Editora Best Seller, São Paulo, 1990. GRACIOSO, Francisco. Marketing Estratégico. 4ª edição, São Paulo, Atlas, 2001.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %