Sistemas de Gestão de Conteúdo
Código
0000302Créditos ECTS
3Objetivos
Promover o desenvolvimento de competências para instalar, criar e gerir sítios web dinâmicos recorrendo a um sistema de gestão de conteúdos.
Programa
1. Visão geral dos sistemas de gestão de conteúdos.
2. Instalação e configuração de um CMS.
3. Configuração da aplicação ao nível de backend e frontend (utilizadores, temas e estrutura de informação).
4. Instalação de componentes e serviços a integrar na aplicação (comunicação, interatividade, estatísticas).
5. Criação, importação e edição de conteúdos na aplicação.
6. Alojamento da aplicação num domínio da web.
Métodos de Ensino
Sessões teóricas: com recurso a apresentações eletrónicas para melhor exposição dos conteúdos programáticos. As mesmas são construídas com base na participação dos alunos e exemplos ilustrativos enumerados por eles, para uma maior envolvência dos alunos na construção dos saberes e no desenvolvimento da aula. Desta forma os alunos conseguirão fazer a ponte de ligação com outros conteúdos já ministrados.
Sessões teórico-práticas e práticas: a introdução dos conteúdos é sempre acompanhada de exercícios práticos para que os alunos consigam praticar os mesmos e ver a interligação entre os conteúdos das aulas teóricas e a prática. Para uma melhor consolidação da prática dos conteúdos existem aulas dedicadas à resolução de problemas de trabalho e/ou pequenos trabalhos de pesquisa, realizados individualmente, onde o docente acompanha a realização destes, elucidando os alunos individualmente de eventuais dúvidas.
Bibliografia
- Boiko, B. Content Management Bible, 2nd edition. New Jersey: John Wiley & Sons, 2004.
- Graf, H. Building Websites with Joomla. Packt Publishing, 2006
- Rahmel, D. Beginning Joomla! ? From Novice to Professional. Apress, 2007.
- White, S. e Wallace A. Joomla User Manual, 2007.
- Ledford, J. Google Powered: Productivity with online Google tools. New Jersey: John Wiley & Sons, 2007.
Método de Avaliação
- Trabalho Individual Prático - 70 %
- Trabalho Individual Teórico - 30 %