Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho
Código
0000362Créditos ECTS
3Objetivos
Garantir conhecimentos para a aplicação de técnicas de redução de riscos individuais e/ou colectivos;
Assegurar conhecimentos para actuar em situações de risco, sobretudo aplicar e orientar as medidas a adoptar com um plano de prevenção de acidente e preparar planos de emergência.
Programa
Abordam-se assuntos relacionados com o ambiente de trabalho e os riscos de acidentes, planos de prevenção de acidentes e planos de evacuação. Procura-se instruir os alunos para uma correcta utilização dos equipamentos de protecção individual e de grupo e para o conhecimento da sinalização de segurança. Explora-se ainda a legislação e regulamentação nacional e comunitária em matéria de higiene e segurança no trabalho.
Métodos de Ensino
- Exposição dos conteúdos.
- Análise de documentos.
- Visita de estudo.
Avaliação:
- 2 Testes e trabalho.
Bibliografia
Alberto Sérgio S. R. Miguel, Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 7ª ed., Porto: Porto Editora, 2004.
Alice Rodrigues et al., Exposição a Agentes Biológicos, Lisboa: IDICT, 2003 Alice Rodrigues et al., Exposição a Agentes Químicos, Lisboa: IDICT, 2003
António Fonseca et al., Concepção de Locais de Trabalho, Editor, 1996Enciclopedia de Salud y Seguridad en el Trabajo, tradução da Encyclopaedia of OccupationalHealth and Safety (OIT), fourth edition, editada pelo Ministerio de Trabajo y Asuntos sociales, subdirección General de publicaciones, 1999.Filomena Teixeira, Movimentação Manual de Cargas, Lisboa: IDICT, 2000Instituto Nacional de Seguridad y Higiene en el Trabajo, Curso de formação para odesempenho de funções de segurança e higiene no trabalho por trabalhadores designados,IDICT, 2004Joint Industrial Safety Council, Versão Portuguesa de Safety-Health and Working Conditions,Segurança, saúde e Condições de Trabalho, Manual de Formação, IDICT, 1996Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, Núcleo de Educação Recorrente eExtra-escolar, Higiene e Segurança no Trabalho, Cadernos de Educação Permanente 3,Editorial do Ministério da Educação, 1997.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %