Desenvolvimento e Iniciativa Empresarial
Código
0000359Créditos ECTS
3Objetivos
- Compreende o conceito de empresa.
- Conhece diferentes tipos de empresas.
- Compreende as funções administrativas empresariais básicas.
- Conhece os diferentes tipos de estrutura.
- Conhece técnicas de marketing para divulgação e promoção dos produtos e do negócio;
- Infere a importância dos estudos de mercado.
- Calcula e interpreta os principais rácios de análise económico-financeira do negócio;
- É capaz de explorar a capacidade empreendedora que lhe permita valorizar as competências adquiridas, orientando-as para a criação de riqueza.
- Conhece as formalidades para criação de empresas.
Programa
Conteúdo Programático:
- Enquadramento jurídico-económico da empresa.
- Planeamento: tipos, objectivos e técnicas de planeamento.
- A função comercial.
- A função financeira: balanço e demonstração de resultados, principais rácios de análise financeira.
- Ser Empreendedor: perfil, atitudes e competências.
- Processo de criação de negócios: formalidades e plano de negócios.
- Fontes de financiamento e empreendedorismo.
- Análise do potencial do negócio.
Métodos de Ensino
- Exposição dos conteúdos.
- Análise de documentos.
- Visita de estudos.
Avaliação:
- 2 Testes e trabalho.
Bibliografia
Bernardi, Luiz (2003), Manual de Empreendorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmica, Ed.: Lousã, A. Pereira, P., Lambert, R. (S.D) Técnicas de Organização Empresarial, Bloco I, Porto Editora Chiavenato, I. (1993), Introdução à teoria geral da Empresa, 3.ed.,.Ed. McGraw Hill,
Kotler, P., Saunders, J., Armstrong, G. (2004), Principles of Marketing: European Edition, FT Prentice Hall, Kotler, Richard(1980), Marketing Management: Analysis, Planning and Control, Prentice Hall International
Neves, João (1998), Análise financeira, métodos e técnicas, Texto Editora Nunes, João (1998), Marketing em Portugal: Um guia de Ação, Texto Editora
Sousa, António. (1990), Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica, Ed. Verbo.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %