Agrometeorologia

Código

00003772

Créditos ECTS

3

Objetivos

Conhecer o funcionamento global da atmosfera e a sua interação com os outros quatro sub-­‐sistemas do sistema climático. Compreender a situação agrometeorológica e a sua evolução.

Programa

Capítulo 1 – Introdução à agrometeorologia. Definições e conceitos. Capítulo 2 -­‐ Radiação

Capítulo 3 – Propriedades físicas do ar Capítulo 4 – Nuvens e precipitação Capítulo 5 – Vento

Capítulo 6 – Organização do tempo atmosférico Capítulo 7 – Clima futuro.

Métodos de Ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

Bibliografia

AYOADE, J. O. “Introdução à climatologia dos trópicos”. São Paulo: Editora Difel, 1998. 5a ed. 332p. BAIRD, Colin. “Química Ambiental”. 2a Ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 622 p.

CAVALCANTE, F. A.; et al. (organizadores). “Tempo e Clima no Brasil”. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 432 OLIVEIRA, l. l.; VIANELLO, R. L.; FERREIRA, N. J.;” Meteorologia Fundamental”. Erechim: Ed.: EDIFAPES, 2001,

TUBELIS, A. & NASCIMENTO, F.J.L. “Meteorologia descritiva; fundamentos e aplicações brasileiras”. São Paulo: Editora Nobel, 1988. 374p.

TUCCI, C. E. M.; BRAGA, B. (organizadores). “Clima e Recursos Hídricos no Brasil”. Porto Alegre: ABRH, 2003.. VIANELLO, R.L. & ALVES. A.R. “Meteorologia básica e aplicações”. Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, 2002 (2a Re impressão), 449p.

AYOADE, J. O. “Introdução à Climatologia para os trópicos”. 4a ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1996. GUTTER, A.K.” Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento”. Volume 1/2. Curitiba, 1999, 59p.

GUTTER, A.K. “Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento”. Volume 2/2. Curitiba, 1999, 65p. MOTA, F.S. “Meteorologia Agrícola”. Biblioteca rural. 6 ed. São Paulo, 1983. 376p.

MIRANDA, P. A. M. “Meteorologia e Ambiente”. Lisboa, Universidade Aberta, 2001.

PEIXOTO, J. P. e Oort, A. H. “Physics of Climate”. American Institute of Physics, New York, 1991

 

Recursos didáticos

1. Transporte: Visitas de estudo;

2. Instalações: Sala de informática -­‐ utilização da sala, nomeadamente por permitir o recurso aos computadores na vizualização de mapas e cartas meteorológicas e análise de documentos/imagens e demais informação relevante, em tempo real, relative a dados sobre o clima e o ordenamento do território, particularmente no contexto insular da região Açores.

3. Plataforma digital: Moodle;

Método de Avaliação