Comunicação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Código

00003794

Créditos ECTS

3

Objetivos

  • Refletir sobre o processo de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Conhecer estratégias promotoras de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Desenvolver competências de relação/comunicação eficaz;
  • Promover o interesse e a curiosidade científica na descoberta da multiculturalidade.

Programa

Desenvolvimento pessoal e profissional

  • Identidade pessoal, social e profissional;
  • Responsabilidade individual, familiar e da comunidade;
  • Educar para o otimismo.

Acesso ao mercado de trabalho – desafios e oportunidades

  • Formação ao longo da vida.

Estratégias promotoras de bem-estar

  • Técnicas de relaxamento;
  • Exercício físico;
  • Higiene do sono;
  • Alimentação equilibrada.

Relação interpessoal - Princípios básicos

  • Comunicação eficaz:

. com o cliente;
. na empresa;
. com outras empresas/entidades.

Multiculturalidade

  • Diversidade cultural, moda, ciência e a hortofruticultura;
  • Valorização da cultura local num quadro de globalização (marca açores).

Métodos de Ensino

Baseados nos princípios de educação e formação de adultos a metodologia utilizada implicará a corresponsabilização do estudante e a sua participação ativa ao longo desta etapa do seu processo de formação. Para tal serão auscultados os estudantes sobre os conteúdos a abordar, as metodologias de ensino e de avaliação a utilizar, pelo que as expressas poderão sofrer alterações.
Ocorrerão momentos de construção e análise de saberes através de uma dinâmica que se pretende incutir no seu desenvolvimento através de sessões teóricas e teórico/práticas. Será estimulado o diálogo e a exposição de ideias, a realização de análises críticas relacionadas com os focos definidos de modo a estimular o raciocínio crítico, através da análise e reflexão de textos, de casos práticos (selecionados pela docente ou pelos estudantes), de dramatizações, da realização de trabalhos orientados em pequenos grupos que serão apresentados e discutidos em sala de aula, com recurso aos meios audiovisuais inerentes a cada situação. Sempre que oportuno participarão em eventos cujos temas contribuam para enriquecimento e complementaridade dos conteúdos programáticos e participarão convidados das áreas em discussão.
Os estudantes serão orientados para o estudo autónomo através da realização de pesquisa bibliográfica, documental e de base de dados.

Bibliografia

.Derrick, F. (2020). Entrevista de emprego: O guia definitivo para preparar, impressionar, pesquisar e responder a cada pergunta da
maneira certa. Efalon Acies.
.Fialho, J. (2017). A construção da identidade social e profissional através da ação das redes de sociabilidade laboral. Revista
Argumentos, v.14, n.1, p. 138-162, jan/jun.
.Freire, João (Organizador) (2009). Trabalho e relações laborais. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
.Goleman D. (2010). Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates.
.Matthew, W. (2020). Porque Dormimos? O que nos diz a ciência sobre o sono e os sonhos. Lisboa; Desassossego.
.Minicucci, A. (2012). Relações Humanas: Psicologia das relações interpessoais. Porto, Editora Atlas.
.Payne, R. (2003). Técnicas de relaxamento. 2ªed. Camarate: Lusociência
.Pereira, B. & Carvalho, G. (2018). Atividade física, saúde e lazer. Modelos de análise e intervenção. Lisboa, Porto: Lidle.
Rego, Arménio (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática. 4.ª edição. Lisboa: Edições Silabo.
.Prieto, G. (2020). Comunicação Eficaz: teoria e prática da comunicação humana. Lisboa: Almedina.

Método de Avaliação