Língua Portuguesa

Código

00003829

Créditos ECTS

3

Objetivos

  1. Reflectir sobre a realidade da língua portuguesa.
  2. Conhecer aspectos específicos do funcionamento da língua.
  3. Dominar os instrumentos de correcção linguística.
  4. Aperfeiçoar a expressão escrita e oral.

Programa

1. Aspectos morfo-­‐sintácticos da Gramática do Português
1.1. Frase e enunciado
1.2. Funções sintácticas
1.3.  Processos de formação de frases complexas: coordenação e subordinação.
1.4. Aspectos morfológicos: questões de flexão nominal, adjectival e verbal.

2. Modalidades de comunicação e tipos de frase.
2.1.  Caracterização prosódica, formal, semântica e pragmática dos diferentes tipos de frase:

  • Assertivas (ou declarativas).
  • Interrogativas.
  • Imperativas.
  • exclamativas.

2.2.  Variantes de cada tipo de frase:

  • afirmativa | negativa.
  • activa | passiva.
  • enfática | neutra.

3. Discurso oral e discurso escrito
3.1.  Mecanismos linguísticos e comunicacionais da estruturação do discurso oral.
3.2. Estruturação e funcionamento do discurso escrito.

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas. À introdução de novos conteúdos seguir-se-á a aplicação de exercícios formais. A fim de proporcionar um contacto o mais diversificado possível com a língua materna, os conteúdos sobre o funcionamento da língua serão trabalhados com base em textos de diferentes tipos. A prática da escrita e da oralidade formais será também privilegiada.

Privilegiam-se as seguintes atividades de aprendizagem:

1. Exercícios de treino.
2. Fichas de trabalho sobre as questões respeitantes ao funcionamento da língua.

Bibliografia

- DELGADO-­‐MARTINS, M. R. e H. FERREIRA (2006). Português corrente. Lisboa: Editorial Caminho. FISKE, J. (2004). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Asa.
- FUNK, M. Gabriela C. B. e LIMA, Paula (2004). Explicações de Português. Porto: Edições ASA. REI, José Esteves (1994). A escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Universidade Fernando Pessoa. RODRIGUES, A. D. (2005). A partitura invisível. Para uma abordagem interactiva da linguagem, 2a Ed. Lisboa: Edições Colibri. Hiperligações
- http://www.portaldalinguaportuguesa.org/
- http://dt.dgidc.min-­‐edu.pt/
- http://www.ciberduvidas.com/
- http://portuguesemregra.blogspot.pt/
- http://www.edtl.com.pt/

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 20 %
  • Duas provas escritas - 80 %