Estufas e Sistemas de Rega

Código

00003835

Créditos ECTS

6

Objetivos

Distinguir entre tipos diferentes de estufas e sistemas de rega. Descrever as condições ambientais ótimas para o crescimento das culturas. Explicar os fatores envolvidos para uma irrigação apropriada. Descrever formas de controlo de fatores ambientais. Identificar os fatores que possibilitam a redução do consumo de energia e custos. Gerir corretamente os resíduos gerados pela atividade. Saber selecionar e dimensionar o tipo de estufa, o sistema de rega adequado a cada cultura. Saber reduzir os custos e a pegada ecológica.

Programa

Estufas: Tipos de estufas; materiais usados na construção das estufas e suas características. Construção de estufas e estufas comercializadas. Sistemas de irrigação. Luz e temperatura e circulação de ar. Sistemas de controlo ambiental. Redução do consumo energético e custos. Gestão dos resíduos. Selecção e dimensionamento das estufas e dos sistema de rega adequado a cada cultura (tipo e produtividade).

Métodos de Ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

1. Transporte: Para visita a estufas agrícolas de vários tipos em funcionamento regular.
2. Plataforma digital: Moodle
3. Bibliografia:
Beytes, C. (eds) (2011). Ball RedBook: Greenhouses and Equipment Eighteenth Edition, 18th edition. Ball Publishing. Nelson, P. V. (2010). Greenhouse operation and management (No. Ed. 7). Prentice Hall.
Cudell, G. (2000). Manual de Instalação de Rega. Manual de formação Espaços Verdes. Gustavo Cudell, Lda. Lisboa. Prentice Hall. Semedo, C.
M. B. (1975). Estufas. Associaçäo Portuguesa de Plásticos para a Agricultura, Lisboa.

Método de Avaliação