Horticultura I
Código
00003854Créditos ECTS
6Objetivos
Conhecer as características particulares das diferentes espécies e variedades em horticultura. Conhecer os princípios básicos associados à prática da horticultura ligada a espécies cujo valor económico está associado às raizes, tubérculos e bolbos. Possuir conhecimentos sobre o solo e as suas propriedades através da observação direta. Conhecer as necessidades em nutrição vegetal das culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos. Planear as áreas destinadas à sementeira e plantação. Realizar um plano de fertilização adequado a cada espécie e variedade de culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos. Possuir conhecimentos das necessidades hídricas em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos. Possuir conhecimentos sobre as técnicas de prevenção e controlo de pragas, doenças e infestantes em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos. Preparar o terreno de cultivo. Iniciar as sementeiras e plantações. Conhecer as práticas culturais de espécies hortícolas destinadas à produção de raizes, tubérculos e bolbos. Conhecer as condições favoráveis para a conservação de raizes, tubérculos e bolbos no período pós-colheita.
Programa
1. Classificação das espécies hortícolas segundo a sua capacidade de adaptação ambiental e o seu interesse económico.
2. Reconhecer a importância das culturas hortícolas cujo valor económico está associado às raizes, tubérculos e bolbos, na região, no país e no mundo.
3. Elementos básicos sobre a morfologia e anatomia das culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos.
3.1. Ciclo vegetativo e ciclo cultural.
3.2. Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo.
4. Maneio do solo em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos.
4.1. Mobilizações, canteiros, camalhões e camas quentes.
4.2. Compostagem. Princípios e práticas.
5. Maneio ambiental em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos. Estufas e estufins. Princípios e condicionamento ambiental. Sebes. Sebes vivas e sebes mortas.
6. Rotações e consociações em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos.
7. Métodos de propagação em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos.
7.1. Propagação seminal e propagação vegetativa.
8. Sistemas de rega em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos.
9. Fertilização em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos.
10.Técnicas de prevenção e de controlo de pragas, doenças e infestantes em culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos.
11. Condução das culturas hortícolas destinadas à produção de raizes, tubérculos e bolbos.
12. Principais culturas hortícolas para a produção de raizes, tubérculos e bolbos com interesse económico no Arquipélago dos Açores. 12.1. Épocas culturais e técnicas de maneio.
13. Princípios de conservação e comercialização de raizes, tubérculos e bolbos.
Métodos de Ensino
Informação disponível em breve.
Bibliografia
- ARTER, E. (1996). Guia Prático de Horticultura. Editorial Presença. Lisboa. GARCÍA, V. N. (1996). Plantas Hortícolas. Floraprint. Lisboa.
- GARDÊ, A & GARDÊ, N. (1988). Culturas Hortícolas. 6ª edição, Clássica Editora. Lisboa
- MOURA, I. M. (2007). Manual de Horticultura no Modo de Produção Biológico. Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Ponte de Lima.
- MADRP - Grupo de Trabalho Técnico para as Boas Práticas Agrícolas. Manual Básico de Práticas Agrícolas: Conservação do Solo e da Água. INGA.
- MATA, A. & GARIBALDI, A. (1987). Doenças das Culturas Hortícolas. Editorial Presença. Lisboa.
- PHILIP, M. B. (1979). A Propagação das Plantas. Europa-América. Lisboa. PONCINI, S. (1986). Manual de Horticultura. 2ª edição, Editorial Presença. Lisboa.
- VANGHAN, J. G & GEISSLER, C. A. (1999). The New Oxford Book of Food Plants. Oxford University Press. New York.