Proteção das Plantas I

Código

00003882

Créditos ECTS

6

Objetivos

Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre a evolução da proteção das plantas, fitopatologia, entomologia agrícola,  farmacologia e das diferentes estratégias de proteção das plantas (PP).

Os conhecimentos permitirão a apreensão de conceitos fundamentais em PP, a saber: Interação entre a fauna (nematodes, insetos) e flora do solo (fungos, bactérias, simbiontes) e as plantas cultivadas; Noções sobre morfologia e bioecologia dos principais grupos de inimigos responsáveis por prejuízos nas plantas (patogénicos e pragas); Reconhecimento das principais doenças, pragas das culturas agrícolas; Compreensão dos componentes importantes da fitofarmacologia; Análise das implicações da diretiva do uso sustentável dos pesticidas e da adoção dessa diretiva à região.

Pretende-se, ainda, autonomizar o estudante no seu processo de ensino-aprendizagem e na utilização de tecnologias da informação e da comunicação e de recursos multimédia disponíveis.

Programa


1. Introdução à proteção de plantas;
2. Princípios e conceitos de fitopatologia;
3. Principais agentes causadores de doenças nas plantas;
4. Princípios e conceitos de entomologia;
5. Principais organismos que podem assumir o estatuto de praga;
6. Estratégias e meios de proteção das culturas;
7. Implicações da adoção da diretiva do uso sustentável dos pesticidas.

Métodos de Ensino

A componente teórica-prática inclui aulas expositivas e aulas de campo que envolve visitas de estudos. A prática inclui uma tarefa designada de Projeto. O Projeto consiste na planificação e na elaboração de um protocolo experimental exequível. O projeto deverá integrar-se no âmbito dos conteúdos da componente teórica-prática. A nota mínima da componente prática é de 10 valores e 9 na componente teórica-prática. Avaliação teórica-prática (Nt-p): avaliada por uma frequência. A nota prática (Np) é o resultado da avaliação do projeto que inclui a avaliação de um relatório escrito (70%) e a apresentação oral do mesmo (30%). A Nota final = (2Nt + 1Np) / 3. Dado o carácter iminentemente aplicado da componente prática da unidade curricular a prova de exame não incluirá perguntas da referida componente.

Bibliografia

OMKAR (2016), Ecofriendly Pest Management for Food Security. Academic Press, pp. 525–544.
AMARO, P. (2003). A protecção integrada. Amaro, P.(Ed.), Projecto Agro 12, Lisboa, 446 pp.
CARVALHO, J.P.(1986). Introdução à Entomologia Agrícola. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 361pp.
LOPES, D. J. HORTA; CABRERA PEREZ, R.; BORGES, P. A. V.; AGUIN-POMBO, D.; PEREIRA, A. M. N.; MUMFORD, J. D. & MEXIA, A. M. M. (2009). Folhas Divulgativas. Centro de Biotecnologia dos Açores, Universidade dos Açores, 177 pp
DGADR (2010) Guia dos produtos fitofarmacêuticos. Lista de produtos com venda autorizada, DGADR, Oeiras, 229 pp.

Método de Avaliação

  • Apresentação oral - 30 %
  • Relatório escrito - 70 %