Solos e Fertilidade

Código

00004287

Créditos ECTS

6

Objetivos

No final desta unidade curricular, os alunos deverão ficar com conhecimentos necessários para compreender a relação entre a composição do solo e a sua fertilidade, reconhecendo a importância das fases constituintes do solo, e dos seus processos de formação, como fatores determinantes nas propriedades do solo. Ficarão ainda a compreender os mecanismos de nutrição vegetal, conhecendo os nutrientes essenciais à vida das plantas, qual a sua importância relativa e como se comportam no solo. Deverão saber classificar as matérias fertilizantes e possuir conhecimento sobre a influência do uso destas substâncias nas caraterísticas do solo. É objetivo que esta unidade curricular tenha uma forte componente prática/laboratorial.

Programa

I. Composição do solo

I.1 Matriz do solo

I.1.1 Substâncias minerais

I.1.2 Matéria orgânica

I.2 Solução do solo

I.3 Atmosfera do solo

I.4 Formação dos solos

II. Propriedades do solo

II.1 Propriedades Físicas

II.1.1 Textura, estrutura e porosidade

II.1.2 Cor e temperatura

II.2 Propriedades Químicas

II.2.1 Reação do solo

II.2.2 Adsorção

III. Nutrição vegeta

lIII.1 Macronutrientes principais

III.2 Macronutrientes secundários

III. 3 Micronutrientes

III.4 Elementos benéficos

III.5 Elementos eventualmente benéficos

III.6 Elementos tóxicos

III.7 Interação entre elementos

IV. Fertilizantes

IV.1 Adubos

IV.2 Corretivos

Métodos de Ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

Bibliografía principal Porta, J., Lopez-Acevedo, M. & Roquero, C. 1994. Edafologia para la agricultura y el medio ambiente. Ediciones Mundi-Prensa (Eds)..p. 225-241. Madrid, Espanha; Santos, J. Q. 2012. Fertilização e Ambiente. Eds.. Europa-América, Lisboa, Portugal. 264 p. Santos, J.Q. 2012. Fertilização. Fundamentos da Utilização de Adubos e Correctivos Eds.. Europa- América, Lisboa, Portugal. 548 p. Foth, H. 1990. Fundamentals of Soil Science, eighth edition. John Wiley & Sons. (Eds.) p. 164-186. New York. Miller, R. & Donahue, R. 1995. Soils in Our Environment, seventh edition.. Prentice Hal Eds. l. 649 p. Sparks, D. L. 1986. Soil physical chemistry. CRC Press Eds. New York, EUA. 307 p. Sparks, D. L. 1995. Environmental soil chemistry. Academic Press Inc. Eds. New York, EUA. 267 p Neal Eash, Cary J. Green, Aga Ravzi and William F..2008. Soil Science Simplified Varennes, A. (2003) – Produtividade dos Solos e Ambiente. Escolar Editora RECURSOS DIDÁTICOS A Unidade Curricular tem um total de 60 horas de contato, teórico-práticas. Para além do método expositivo, privilegiar-se-á a apresentação e discussão de casos práticos, com um enfoque na interação entre o docente e os alunos e entre os próprios alunos. Para tal serão utilizados: - Computador e projetor; - Video pedagógicos; Análises laboratoriais -

Método de Avaliação