Expressão Oral e Escrita

Código

00004323

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Conhecer aspetos específicos do funcionamento da língua.

2. Adquirir técnicas de redação de tipos de texto específicos.

3. Dominar os instrumentos de correção linguística.

4. Aperfeiçoar a expressão escrita e oral.

Programa

1. Comunicação oral e escrita.

1.1. O discurso oral: discurso informal vs. discurso formal.

1.2. Mecanismos linguísticos e comunicacionais da estruturação do discurso oral.

1.3. Estruturação e funcionamento do discurso escrito.

1.4. Instrumentos de correção linguística.

2. Aspetos morfossintáticos da Gramática do Português.

2.1. Concordâncias morfossintáticas a nível do grupo nominal e do grupo verbal.

2.2. Regência nominal e verbal.

2.3. Processos de formação de frases complexas: coordenação e subordinação.

2.4. Instrumentos de correção linguística.

3. Textos instrumentais – ata, relatório, requerimento, ofício, memorando, carta de apresentação.

Métodos de Ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

BERGSTRÖM, Magnus e NEVES REIS (2004). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, 47.ª ed., Lisboa, Editorial Notícias. DELGADO-¬‐MARTINS, M. R. e H. FERREIRA (2006). Português corrente. Lisboa: Editorial Caminho. CUNHA, Celso e CINTRA, L. F. Lindley (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa. FISKE, J. (2004). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Asa. FUNK, M. Gabriela C. B. e LIMA, Paula (2004). Explicações de Português. Porto: Edições ASA. MONTENEGRO, Helena Mateus (2005). Português para todos. A gramática na comunicação, Mirandela, João Azevedo Editor. REI, José Esteves (1994). A escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Universidade Fernando Pessoa. RODRIGUES, A. D. (2005). A partitura invisível. Para uma abordagem interactiva da linguagem, 2a Ed. Lisboa: Edições Colibri. Hiperligações http://www.portaldalinguaportuguesa.org/ http://dt.dgidc.min-¬‐edu.pt/ http://www.ciberduvidas.com/

Método de Avaliação