Introdução à Psicologia Organizacional

Código

00004340

Créditos ECTS

3

Objetivos

Esta disciplina pretende consciencializar os alunos para o impacto que variáveis individuais, grupais e organizacionais têm sobre o bem-estar e a eficácia profissional. Espera-se que os alunos que concluam esta disciplina com sucesso sejam capazes de:

- Descrever os processos individuais, grupais e organizacionais a um nível elementar;

- Depreender estratégias de promoção de comportamentos adaptativos e de redução de comportamentos mal adaptativos; e

- Deduzir formas de apropriação dos conteúdos no âmbito da viticultura e do enoturismo.

Programa

1. Conceitos e variáveis psicossociais-chave para compreender as pessoas no trabalho

2. O indivíduo

a. Motivação e satisfação profissional

b. Inteligência emocional, stress e burnout

3. O grupo

a. Estrutura, comportamento e coesão

b. A comunicação na organização: barreiras, atitudes e promoção da diversidade e identidade pessoal

c. Poder, controlo, conflito e negociação

d. Liderança, justiça, gestão de equipas e eficácia

4. A organização

a. Estrutura e Componentes Organizacionais

b. Clima e Cultura Organizacional

c. Mudança e Inovação Organizacional

d. Sistemas de informação e gestão do conhecimento

Métodos de Ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

Bilhim, J. A. F. (2008). Teoria organizacional. Estruturas e pessoas, 6ª ed. rev. e actualiz. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. ISBN 978-972-8726-75-1 Caetano, A., Neves, J.G.G. & Ferreira, J.M.C. (Coord.). (2020). Psicossociologia das Organizações - Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Sílabo. Gonçalves, G. & Athaydes, A. (Orgs.). (2017). Liderança, inovação e empreendedorismo. Relações Públicas e Comunicação Organizacional, vol V. Covilhã: Livros LabCom, IFP, UBI. Pereira, M.J.S. (2019). A relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas. International Journal of Marketing, Communication and New Media, 7 (13). Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional. Teoria e Prática, 4ª ed. rev. e aument. Lisboa: Sílabo. Torquato, G. (2015). Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público: conceitos, estratégias, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus. Oliveira, F.N.S. (2018). Comunicação das organizações: Um olhar sobre a importância da comunicação interna. Media & Jornalismo, 18 (33), 61-74. Warner, M. (Org.) (2010). Organizational Behavior. University of Minnesota Libraries Publishing. https://open.lib.umn.edu/organizationalbehavior/chapter/8-2-understanding-communication/ RECURSOS DIDÁTICOS A Unidade Curricular tem um total de 30 horas de contato, teórico-práticas. Para além do método expositivo, privilegiar-se-á a apresentação e discussão de casos práticos, com um enfoque na interação entre o docente e os alunos e entre os próprios alunos. Para tal serão utilizados: - Computador e projetor; -

Método de Avaliação