Enoturismo

Código

00004400

Créditos ECTS

6

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram um conjunto de conhecimentos sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita ser capazes de:

1. Compreender a evolução dos conceitos associados a enoturismo;

2. Compreender a organização das práticas e atividades de lazer no âmbito do turismo enogastronómico

3. Conhecer as práticas de enoturismo a nível mundial

4. Interpretar os hábitos e tendências alimentares em diferentes regiões do mundo

5. Identificar o sector vitivinícola a nível mundial

6. Identificar os diferentes produtos vitivinícolas nas diferentes regiões de Portugal

7. Entender a necessidade de valorização dos territórios portugueses e das suas potencialidades como recursos para a oferta enogastronómica

8. Avaliar a importância das rotas e das confrarias no desenvolvimento do turismo enogastronómico para Portugal

9. Reconhecer programas de ação estratégica para o enoturismo em Portugal

Programa

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos de enoturismo

1.1. Conceitos associados ao enoturismo

1.2. A evolução histórica do enoturismo

2. O Enoturismo no mundo

2.1. O sector vitivinícola no mundo

2.2. Hábitos e tendências alimentares

3. O Enoturismo e o turismo gastronómico em Portugal

3.1. A riqueza vinícola e gastronómica em Portugal

3.2. Produtos gastronómicos e vinícolas das diferentes regiões de Portugal

3.3. Rotas vitivinícolas em Portugal

3.4. As confrarias vínicas

4. Programas de Ação para o turismo enogastronómico

4.1. Programa de Ação para o enoturismo 2019-2021

Métodos de Ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

César, P., Henriques, C., Herédia, V., Varela, L., Santos, M. (2020). Gastronomia e Vinhos - Contributos para o desenvolvimento sustentável do turismo. Estudos de caso - Brasil e Portugal, EDUCS, Universidade do Algarve Ellis, A., Park, E, Kim, S., Yeoman, I. (2018). What is food tourism?, Tourism Management, 68, 250-263, https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.03.025 Fazenda, N., Monteiro, L. (coord.) (2019). Programa de Ação para o Enoturismo em Portugal. Turismo de Portugal, IP Guerreiro, A., Maduro, A., Gonçalves, E., Custódio, J. (2019). Enomemórias & Enoturismo. Os territórios culturais do vinho (Paisagem, Museus, Comunidade). Edições ISMAI Rachão, S., Breda, Z., Fernandes, C., Joukes, V. (2021). Drivers of experience co-creation in food and wine tourism: An exploratory quantitative analysis, Tourism Management Perspectives, 27, https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100783

Método de Avaliação