Excelência nos processos e resultados

Código

04007768

Créditos ECTS

3

Objetivos

Esta unidade curricular aborda cinco grandes temas, a Digitalização e automatização dos processos e da informação, a Análise, controlo e gestão do desempenho e dos resultados, o Lean Management aplicado aos serviços, a Implementação de Sistemas da Qualidade em serviços e as Auditorias internas a Sistemas da Qualidade (qualificação como auditores).

Programa

  • Digitalização e automatização dos processos e da informação
  • Análise, controlo e gestão do desempenho e dos resultados
  • Lean Management aplicado aos serviços
  • Implementação de Sistemas da Qualidade em serviços
  • Auditorias internas a Sistemas da Qualidade (qualificação como auditor)

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e participativas, com recursos audiovisuais, em formato híbrido (digital e presencial).
Discussões em grupo.
Trabalhos práticos individuais e em grupo.
Apresentação de casos de estudo.

Bibliografia

1.    Cokins, G. (2017). Performance Management: Integrating Strategy Execution, Methodologies, Risk, and Analytics. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
2.    Croll, A., & Yoskovitz, B. (2013). Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster (Lean Series). Sebastopol, CA: O'Reilly Media.
3.    Davenport, T. H. (2018). The AI Advantage: How to Put the Artificial Intelligence Revolution to Work. Cambridge, MA: MIT Press.
4.    Goldratt, E. M. (2012). A meta. Editora Sextante, Brasil.
5.    Greenway, A., Terrett, B., Bracken, M., & Loosemore, T. (2017). Digital Transformation at Scale: Why the Strategy Is Delivery. London, UK: London Publishing Partnership.
6.    Heskett, J. L., Sasser, W. E., & Schlesinger, L. A. (2013). The service-profit chain: How leading companies link profit and customer satisfaction. Harvard Business Review Press, EUA.
7.    Hubbard, D. W. (2014). How to Measure Anything: Finding the Value of 'Intangibles' in Business. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
8.    Iansiti, M., & Lakhani, K. R. (2020). Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World. Boston, MA: Harvard Business Review Press.
9.    International Organization for Standardization. (2015). ISO 9001:2015: Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos. ISO.
10.    International Organization for Standardization. (2018). ISO 19011:2018: Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão da qualidade. ISO.
11.    Ismail, S., Malone, M. S., & van Geest, Y. (2014). Exponential Organizations: Why new organizations are ten times better, faster, and cheaper than yours (and what to do about it). New York, NY: Diversion Books.
12.    Kotler, P., & Keller, K. L. (2016). Marketing management. Pearson, Reino Unido.
13.    Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2018). Management information systems: Managing the digital firm. Pearson, Reino Unido.
14.    McAfee, A., & Brynjolfsson, E. (2017). Machine, Platform, Crowd: Harnessing Our Digital Future. New York, NY: W. W. Norton & Company.

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1.    Cokins, G. (2017). Performance Management: Integrating Strategy Execution, Methodologies, Risk, and Analytics. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
2.    Croll, A., & Yoskovitz, B. (2013). Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster (Lean Series). Sebastopol, CA: O'Reilly Media.
3.    Davenport, T. H. (2018). The AI Advantage: How to Put the Artificial Intelligence Revolution to Work. Cambridge, MA: MIT Press.
4.    Goldratt, E. M. (2012). A meta. Editora Sextante, Brasil.
5.    Greenway, A., Terrett, B., Bracken, M., & Loosemore, T. (2017). Digital Transformation at Scale: Why the Strategy Is Delivery. London, UK: London Publishing Partnership.
6.    Heskett, J. L., Sasser, W. E., & Schlesinger, L. A. (2013). The service-profit chain: How leading companies link profit and customer satisfaction. Harvard Business Review Press, EUA.
7.    Hubbard, D. W. (2014). How to Measure Anything: Finding the Value of 'Intangibles' in Business. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
8.    Iansiti, M., & Lakhani, K. R. (2020). Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World. Boston, MA: Harvard Business Review Press.
9.    International Organization for Standardization. (2015). ISO 9001:2015: Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos. ISO.
10.    International Organization for Standardization. (2018). ISO 19011:2018: Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão da qualidade. ISO.
11.    Ismail, S., Malone, M. S., & van Geest, Y. (2014). Exponential Organizations: Why new organizations are ten times better, faster, and cheaper than yours (and what to do about it). New York, NY: Diversion Books.
12.    Kotler, P., & Keller, K. L. (2016). Marketing management. Pearson, Reino Unido.
13.    Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2018). Management information systems: Managing the digital firm. Pearson, Reino Unido.
14.    McAfee, A., & Brynjolfsson, E. (2017). Machine, Platform, Crowd: Harnessing Our Digital Future. New York, NY: W. W. Norton & Company.
15.    Niven, P. R. (2015). Balanced Scorecard: Step-by-Step for Government and Nonprofit Agencies. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
16.    Rogers, D. L. (2016). The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age. New York, NY: Columbia University Press.
17.    Santos, D. (2019). The Tableau 10 Business Intelligence Cookbook. Birmingham, UK: Packt Publishing.
18.    Schwab, K. (2017). The Fourth Industrial Revolution. Geneva, Switzerland: World Economic Forum.
19.    Siebel, T. M. (2019). Digital Transformation: Survive and Thrive in an Era of Mass Extinction. New York, NY: RosettaBooks.
20.    Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2015). Operations management. Pearson, Reino Unido.
21.    Smith, B. (2023). KPI Checklists: A Practical Guide to Key Performance Indicators. New York, NY: AMACOM.
22.    Womack, J. P., & Jones, D. T. (1996). Lean thinking: Banish waste and create wealth in your corporation. Simon & Schuster, EUA.
23.    Womack, J. P., Jones, D. T., & Roos, D. (2007). A máquina que mudou o mundo. Campus, Brasil.
24.    Zeithaml, V. A., Parasuraman, A., & Berry, L. L. (2018). Delivering quality service: Balancing customer expectations and perceptions. John Wiley & Sons, EUA.

Método de Avaliação