Princípios de Gestão de Recursos Humanos
Código
00004525Créditos ECTS
6Objetivos
Esta unidade curricular procura dotar os alunos de conhecimento para que possam compreender as principais funções e processos de gestão de recursos humanos.
Sendo esta área do saber um dos pilares necessários ao desenvolvimento de qualquer organização, conhecer e dominar os principais processos da função gestão de recursos humanos tem-se revelado cada vez mais importante, muito por força das constantes mutações verificadas nas organizações e na sua envolvente.
Pretende-se que os alunos, após a realização da disciplina, sejam capazes de:
1. Perspetivar as principais tendências evolutivas da GRH;
2. Evidenciar a importância dos recursos humanos como fator estratégico das organizações;
3. Assimilar as principais práticas que sustentam a GRH;
4. Adquirir uma atitude crítica sobre os principais desafios e tendências que se colocam à GRH;
5. Fomentar o pensamento crítico e analítico recorrendo à análise de problemáticas da GRH utilizando como metodologia o estudo de casos.
Programa
1. A Gestão Estratégica de RH
Evolução do conceito
Gestão Estratégica RH
2. Análise de funções
Definição, importância e objetivos
Técnicas e métodos de recolha da informação
Resultados
Fases de implementação
3. Recrutamento
O Processo de Recrutamento e Seleção
Tipos e métodos de Recrutamento
4. Seleção
O que é a Seleção?
Processo e técnicas de Seleção
5. Integração e retenção
Integração
Táticas de socialização
Conteúdos de socialização organizacional
Programa de integração inicial
Manual de acolhimento
Medidas de retenção
6. Avaliação e Gestão do Desempenho
Avaliação e Gestão de Desempenho
Aspetos práticos da GD
Quem deve fazer a avaliação
Métodos
Feedback
7. Formação e desenvolvimento de competências
Áreas de intervenção e relevância
Métodos e Técnicas
O Ciclo Formativo
Desenvolvimento de Competências
8. Sistemas de recompensas
Sistemas de Recompensas
Remuneração e suas componentes
Tipos de Sistemas de Recompensas
Métodos de Ensino
As aulas decorrem de acordo com uma metodologia de ensino que possibilita aos alunos o contacto com situações problemáticas que permitem uma atividade prática dinâmica, eficaz e esclarecedora, permitindo-lhes desenvolver competências, alicerçadas nos objetivos da disciplina.
Bibliografia
- Armstrong, M. and Baron, A. Gestão do Capital Humano. Instituto Piaget – Sociedade e Organizações, Lisboa, 2009.
- Costa, Ricardo. Persona – Manual Prático de Gestão das Pessoas. Bertrand Editora, Lisboa, 2003.
- Cunha, M.P. et al.. Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Edições Sílabo, 2ª Edição, 2010.
- Dessler, Gary. Human Resource Management. Pearson Education, Upper Saddle River, 2008.
- Noe, R. et al. fundamentals of human Resource Management. First Edition, The McGraw-Hill Companies, New York, 2004.
- Sousa, M. et al.. Gestão de Recursos Humanos: métodos e práticas, 4ª edição, Lidel, Lisboa, 2006.
- Torrington, D., Hall, L., Taylor, S.. Human Resource Management, 7ª edição, Prentice Hall, Harlow, 2008.
- Vroom, Victor H.. Gestão de Pessoas, não de pessoal. Os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho. 11ª Edição, Editora Campus, Harvard Business Review Book, Rio de Janeiro, 2005
Método de Avaliação
Conforme Programa da UC - 100 %