Comunicação e Relacionamento Interpressoal

Código

00004547

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Identificar a comunicação como problema teórico.
2. Apresentar perspetivas teóricas e promover uma reflexão crítica sobre o processo de comunicação.
3. Reconhecer as atuais tendências da comunicação estratégica: a organização de eventos, a comunicação de crise, a comunicação interna, as parcerias e a internacionalização, a responsabilidade social e a Web 2.0.
4. Explorar técnicas de comunicação interna e compreender a sua relevância no quadro da resolução dos problemas de comunicação: condução de reuniões, partilha de informações numa rede interna.

Programa

I. A problemática da comunicação.
II. A comunicação humana: intrapessoal, interpessoal, grupal, organizacional/ institucional e global.
III. Especialidades e tendências das relações-públicas
Eventos e protocolo
Assessoria de imprensa
Comunicação de crise
Responsabilidade social
Comunicação visual, design de comunicação
Comunicação digital, ambientes virtuais e redes
IV. Técnicas de Comunicação e de Relações Públicas
Convite
Nota de imprensa, media clipping e presskit
Media training e entrevistas com os media
Conferência de imprensa
Redes sociais
Parcerias

Apoio de causas sociais
Patrocínios

Métodos de Ensino

As aulas decorrem de acordo com uma metodologia de ensino que possibilita aos alunos o contacto com situações problemáticas que permitem uma atividade prática dinâmica, eficaz e esclarecedora, permitindo-lhes desenvolver competências, alicerçadas nos objetivos da disciplina.

Bibliografia

Amaral, I. (1997). Imagem e sucesso: guia de protocolo para empresas. Verbo.
AUBENAS, F. & BENASAYAG, M. 2002. A fabricação da informação. Os jornalistas e a ideologia da comunicação, Porto, Campo das Letras.
DEFLEUR, M. L. & BALL-ROKEACH, S. 1993. Teorias da Comunicação de Massa, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.
Fearn-Banks, K., (1996). Crisis Communications, a case-book approach. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.
FERIN, I. 2002. Comunicação e culturas do quotidiano, Lisboa, Quimera.
FREIXO, M. 2006. Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget.
Grunig, J.E.; Hunt, T. (2000). Dirección de Relaciones Públicas. Gestión 2000.
Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Livros LabCom.
Pedro, F.; Caetano, J.; Cris3ani, K., Rasquilho, L. (2005). Gestão de eventos. Quimera.
Quesenberry, K.A. (2021). Social media strategy. Rowman & Lizlefield.
Scoz, D.M. (2008). As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas. Porto Editora.
Serrano, J.B. (2011). O Livro do Protocolo. A Esfera dos Livros.
Somerville, I. & Wood, E. (2011). Public relations and corporate social responsibility in The Public Relations Handbook (pp.145-160). Routledge.
Wagen, L. V. & Carlos, B. R. (2005). Event Management: For Tourism, Cultural, Business, and Sporting Events. Pearson/Prentice Hall

Método de Avaliação

    Conforme Programa da UC - 100 %