Empreendedorismo

Código

00004663

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender os principais conceitos de empreendedorismo e as tipologias de empreendedor;

2) Dominar o Design Thinking como ferramenta para inovar e empreender;

3) Identificar oportunidades de negócios e linhas de financiamento;

4) Ter capacidade de elaborar um modelo de negócio;

5) Saber desenvolver um plano de negócios.

Programa

1. EMPREENDEDORISMO

1.1. Fundamentos históricos do Empreendedorismo

1.2. A importância do Espírito Empreendedor no Mundo

2. CONCEITOS E DETERMINANTES DO EMPREENDEDORISMO

2.1. Noções de Empreendedorismo

2.2. Determinantes do Empreendedorismo

2.3. Criatividade, inovação e crescimento

2.4. O Modelo de Empreendedorismo

3. PRINCIPAIS ETAPAS DE CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA

3.1. O Ambiente para a criação e formulação da Ideia

3.2. A Estrutura Formal de suporte à Ideia – A Empresa

4. PRINCIPAIS ETAPAS DE CRIAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

4.1. O Conceito de Plano de Negócios

4.2. A Tipologia do Plano de Negócios

4.3. Critérios de Avaliação dos Planos de Negócios

5. FINANCIAMENTO DIRIGIDO AO EMPREENDEDORISMO

5.1. Financiamento Tradicional

5.2. Financiamento dirigido ao Empreendedorismo

5.2.1. Business Angels

5.2.2. Capital de Risco

6. O EMPREENDEDORISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DAS SOCIEDADES

6.1. O papel do Empreendedorismo

6.2. A Responsabilidade Social no Empreendedorismo

Métodos de Ensino

As aulas decorrem de acordo com uma metodologia de ensino que possibilita aos alunos o contacto com situações problemáticas que permitem uma atividade prática dinâmica, eficaz e esclarecedora, permitindo-lhes desenvolver competências, alicerçadas nos objetivos da disciplina.

Bibliografia

Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel – Edições Técnicas, 5ª

Edição, Lisboa.

Hisrich, Robert D. (2010), International Entrepreneurship _ starting, developing and managing a global venture, SAGE

Publications, California.

Hisrich , Robert D. (2008), Empreendedorismo, Bookman.

Porfírio, José A., Couto, Gualter e Lopes, Manuel M. (2004), Avaliação de Projectos – Da Análise Tradicional às Opções Reais,

Publisher Team, Lisboa.

IAPMEI (2006), Como Elaborar um Plano de Negócios: O Seu Guia para um Projecto de Sucesso,

http://www.iapmei.pt/resources/download/GuiaPraticodoCapital deRisco2604.pdf.

IAPMEI (2006), Guia Prático do Capital de Risco, http://www.iapmei.pt/ resources/download/GuiaPraticodoCapitaldeRisco.pdf.

Mariotti, Steve (2007), Entrepreneurship – Starting and Operating a Small Business, Pearson Prentice Hall, New Jersey.

Sarkar, Soumodip (2007), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa.

Método de Avaliação